PROGRAMA TEACCH

PROGRAMA TEACCH
Treatment and Education of Autistic and related Communication handicapped CHildren
Foi criado em 1971 por Eric Schopler e seus colaboradores da universidade de Chapel Hill na Carolina do Norte é um programa de tratamento e educação para as crianças de todas as idades com autismo e problemas severos relacionados com a comunicação (Schopler(1980).
A filosofia do programa TEACCH tem como objectivo principal ajudar a criança com autismo a crescer da melhor maneira possível de modo a atingir o máximo de autonomia na idade adulta.
Entre os seus princípios orientadores destacam-se:
  1. Melhoria da capacidade adaptativa da criança.
  2. Colaboração pais /profissionais .
  3. Avaliação individualizada para a intervenção.
  4. Reforço da capacidade.
  5. Teoria cognitiva e comportamental.
  6. Ensino estruturado.
Na perspectiva educacional, o foco do Programa Teacch está no ensino de capacidades de comunicação, organização e partilha social. Assim, centra-se nas áreas fortes, frequentemente encontradas nas crianças com perturbações do espectro do autismo: processamento visual, memorização de rotinas e interesses especiais. O programa deve ser sempre adaptado a diferentes níveis de funcionamento e às necessidades individuais de cada criança.
O TEACCH é um modelo de intervenção que através de uma "estrutura externa", organização de espaço, materiais e actividades, permite criar mentalmente "estruturas internas que devem ser transformadas pela própria criança em estratégias e, mais tarde, automatizadas de modo a funcionar fora da sala de aula em ambientes menos estruturados.
ENSINO ESTRUTURADO
Schopler demonstrou a importãncia de recorrer a um ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autism. O ensino estruturado inclui a utilização de uma rotina de trabalho individualizada procurando compensar os défices cognitivos, sensoriais, sociais e comunicacionais e comportamentais presentes no autismo:
Cognitivos
  • Atenção
  • Organização
  • Generalização
Sensoriais
  • Inconsistência
  • Hiper e Hipo sensibilidade
Sociais
  • Empatia
  • Reciprocidade
  • Contacto visual
Comunicacionais
  • Compreensão/expressão
  • Reciprocidade
  • Interpretação literal
Comportamentais
  • Previsibilidade
  • Medos
  • Compreensão
A sala de aula dever ser um espaço com áreas claramente definidas e separadas por fronteiras físicas (armários biombos...). A estrutura visual da sala ajuda a criança com autismo a focar a sua atenção nos aspectos mais relevantes das tarefas. O meio de aprendizagem deve ser desprovido de distractores (visuais ou sonoros) que dificultem a identificação de pistas relevantes necessárias para as crianças realizar as actividades. As aprendizagens das crianças com autismo controem -se em rotinas organizadas e necessitam de um ambiente estável.

Sem comentários:

Enviar um comentário